terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

As etapas de um projeto de Arquitetura: O anteprojeto


Hoje vamos falar de anteprojeto. O anteprojeto é a etapa do projeto onde será definida a maior parte dos detalhes do projeto. Nele é determinada as principais medidas, tais como tamanho do ambientes, tamanhos das aberturas (vãos de portas e janelas), pé-direito (distância entre piso e fundo de laje – teto), tipo de esquadrias, tipo de piso por ambiente, tipo de revestimentos de paredes, níveis brutos dos ambientes.
Além de todas as cotas, nesta etapa é produzida as fachadas do imóvel e também os cortes, pelo menos um transversal e outro vertical.
Cortes são fundamentais para a compreensão do projeto por parte da mão de obra que irá executa-lo. São desenhos que mostram alturas e detalhes em vista do que será a construção. Imagine que você está no meio da casa olhando para um lado, isso é o corte, mostrando onde tem viga, espessura de laje, onde tem escada e como é esta escada. Para melhor compreensão, abaixo segue o desenho de uma planta e o seu corte.
Às vezes o cliente quer somente a “plantinha” da casa, porque “o meu pedreiro é fera”. Mas aí, infelizmente temos profissionais que fazem isso, e no meio da obra começam as dúvidas, o faz e refaz, a altura do ambiente que não ficou “como eu havia imaginado” ou a “escada ficou com degraus muito altos”. Isso tudo compreende em erro de projeto, por omissão. O profissional, para não perder o serviço, abaixou o preço e diminuiu ao máximo o trabalho, reduzindo-o a planta de anteprojeto e algumas vezes nem o projeto legal. Pois é, nestas horas a gente acaba por perceber que o barato sai caro. E às vezes para sempre.
Não é a toa que insistimos aqui em dizer que o projeto é fundamental, pelo menos contrate até aqui, no anteprojeto, mas sempre que possível contrate o projeto completo. No próximo post, falaremos sobre o projeto executivo, e você entenderá o porquê de ser tão importante contratar o projeto completo. Até daqui quinze dias! Dúvidas? É só mandar sua pergunta pelos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário