terça-feira, 24 de maio de 2011

A importância do Projeto de Arquitetura

Recentemente recebi um contato, através de e-mail, de um potencial cliente que solicitava um orçamento de projeto para o seu terreno. Como em seu texto não constava o escopo do que ele queria no projeto, solicitei que ele nos enviasse para que pudéssemos fazer um orçamento de acordo com suas necessidades (eu já conhecia o entorno do terreno).
Quando recebi sua resposta, levei um susto: o que esta pessoa precisava não era de um projeto de arquitetura, e sim a assinatura do processo legal (aquele que você pede o alvará de construção e é exigido um profissional habilitado)!
Em meio a esta situação, resolvi falar sobre este problema que assola a qualidade da Arquitetura nas grandes cidades (não tenho conhecimento nas cidades menores, mas quem tiver, fica aqui o convite para falar sobre o assunto), através de uma série de posts falando sobre as etapas do projeto e suas importâncias.
Um projeto de Arquitetura é único, assim como cada ser humano é único, e forma uma família única, com agenda diária própria, com necessidades específicas. Imaginem só se a única cor comercializada no mundo fosse verde limão (nada contra, eu até gosto dependendo da aplicação). Todos os edíficios seriam verde limão!
Pois bem, partindo do princípio do indivíduo, o projeto deve ser feito de forma a adequar os seus anseios ao seu capital, e à legislação vigente. Neste ponto, chegamos nas etapas do projeto. Geralmente, consideramos quatro, embora futuramente veremos que existem sub-etapas e mais etapas.
Sim! É meio complicado! Sim! Projeto é trabalhoso! Mas nós arquitetos gostamos, e depois da série completa, será possível entender tudinho! E se não entender, estamos aqui para explicar melhor!
Até o próximo post.

2 comentários:

  1. Oi Rê, vc sabe que aqui em São Carlos existe uma gama enorme de condomínios fechados, e maioria são de alto padrão. Outro dia fui convidada a conhecer a casa de uma cliente em potencial, essa casa fica no condomínio mais "chique" da cidade (assim que els gostam de chamar...rsrsr), ela tem 330 metro quadrados de área construída. No meio do papo ela me disse que antes de mais nada eu tinha que dar uma olhada nas normas do condomínio, pois havia uma série de regras que tinha que ser seguidas, enfim....Pra início de conversa, o condomínio tem uma engenheira civil que olha todos os projetos, antes mesmos de ir para a prefeitura,estando em ordem ela da um OK, só assim vc pode dar entrada na prefeitura, se não for aprovado no condomínio nem adinata ir até a prefeitura, é perda de tempo...Outra coisa, quando a casa ta pronta aengenheira vai até o imóvel, e da a aprovação, antes mesmo da prefeitura..se o imóvel esta "ilegal" vc tem que arrumar, só quando ela da o segundo OK que vc pode ter o habite se da prefeitura...Foi então que ela me mostrou a casa da vizinha, que construi um armário apoiado no muro, isso não pode,vc num pode construir nada em 2 metros em torno da casa.... a engenheira ficou sabendo e mandou um aviso que era para ela tirar o armário, se não ela ia levar uma multa...Achei um absurdo, ningúem ve o armário, eu mesma só vi porque foi comentado e eu subi no segundo andar da obra e olhei pela sacada, e era um puta armário bonito...rsrsrsr

    Bjão

    Adoro seu blog!!!!

    Patty

    http://patriciaferrazinteriores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Patty! Mas isso é normal, faz parte da legislação edilícia: são normas de recuos laterais, frente e fundos. Todo condomínio pede recuos laterais, para facilitar a ventilação e insolação naturais, estou acostumada com 1,50m, mas varia muito do tamanho dos lotes. E sempre a aprovação do condomínio vem em primeiro lugar. Veja só, neste caso é só um armário, mas imagine que um faz o armário, o outro um puxadinho para o cachorro, o outro a churrasqueira ou espaço gourmet, se deixar um, todos vão querer justificar. Já passei por caso de não poder por nem pergolado nos recuos. São as regras, né? Geralmente são terrenos amplos, por isso tem tanta restrição. Desculpe a demora em responder! Bjs.

    ResponderExcluir